Home office: Dicas para montar um mini escritório em seu apartamento

Quase todo mundo que está no mercado de trabalho prestando serviços internos teve de se adaptar ao home office. Contudo, nem todo mundo sabe como exatamente um mini escritório pode ajudar nessa mudança radical da rotina de trabalho.

Na verdade, o grande desafio é que as mudanças não são apenas na vida profissional, mas tocam também na vida pessoal, uma vez que o trabalho que antes era feito dentro da empresa agora passa a ser feito dentro da própria casa.

Basta imaginar algo como os equipamentos para internet, que podem parecer um detalhe, mas caso a pessoa se veja obrigada a fazer o trabalho domiciliar, alguém vai ter que decidir se isso será bancado pela empresa ou pelo próprio profissional.

Alguns acreditam que pela empresa, pois é ela quem gera a demanda de serviço. Mas também é verdade que a quase totalidade dos colaboradores já tinha internet instalada, ou não vai utilizar apenas para trabalho, mas também para lazer.

Seja como for, o fato é que o home office já vinha crescendo no Brasil e no mundo nas últimas décadas. Mas com a crise da pandemia de 2020, essa tendência deu uma guinada incrível e parece ter acelerado dez anos em apenas um.

É justamente nesse contexto que surge a questão do mini escritório, e sobretudo, a busca por soluções da área de casa e construção, que pode incluir desde uma reforma completa até a instalação de um papel de parede estilo oriental.

De fato, o segmento de construção, decoração e design de interiores cresceu como poucos nos últimos anos, justamente em função do trabalho domiciliar. O setor chegou a superar o crescimento de nichos tradicionais, como o de venda de carros e de roupas.

O levantamento que comprova isso é da FecomercioSP (Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo). A construção cresceu mais de 19%, a decoração de interiores mais de 13%, ambas movimentando cerca de R$ 30 bilhões.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas de como montar um mini escritório em seu apartamento, que é um tipo de residência geralmente conhecido por sofrer com falta de espaço.

Afinal, assim como as empresas se adaptam, implementando programas de gestão de trabalho a distância, ou colocando etiqueta patrimonio antes de deixar um equipamento com o colaborador, este também precisa se adaptar à situação.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como transformar aquele cantinho de trabalho em um escritório todo estilizado e funcional, basta seguir adiante na leitura.

Por que um mini escritório?

Antes de dar dicas práticas, precisamos considerar o que é o home office e por qual motivo um mini escritório pode fazer tanta diferença para quem o pratica.

A verdade do trabalho domiciliar é que, como tudo na vida, ele tem suas vantagens e também suas desvantagens, que podem ser consideravelmente desafiadoras.

Pelo ponto de vista da empresa, sempre haverá funções e cargos que não poderão trabalhar em casa, como o pessoal de um pátio fabril, ou os motoristas de um sistema de gestão de frotas, ao contrário de funções administrativas e de escritório em geral.

Já pela ótica do profissional, se por um lado a pessoa ganha em termos de deslocamento e até de comodidade, por outro lado ela vai precisar de muita disciplina e concentração. Essa filosofia de trabalho inclui os seguintes pontos ou exigências:

  • Agenda e rotina fixas;
  • Mesa exclusiva para o trabalho;
  • Manter tudo limpo e bem iluminado;
  • Computador e equipamentos;
  • Não trabalhar de pijama;
  • Organizar-se para não se estressar;
  • Saber a hora de comer e descansar;
  • Não dispersar com o celular;
  • Tirar uns minutos para sair de casa.

Enfim, é justamente aí que entra o mini escritório, pois muitas vezes é preciso dividir o espaço residencial com outras pessoas, ou ainda com crianças e idosos que dependam de nossa atenção.

Como sabemos, fazer o teste ou manutenção de um totem luminoso na sala de estar (caso a pessoa tenha decidido trabalhar ali), pode impactar o dia a dia de outras pessoas que eventualmente também fiquem em casa durante o dia.

Nesse sentido, as razões para ter um mini escritório incluem não apenas as vantagens que o colaborador terá, conseguindo seu próprio canto e um espaço propício à produtividade, mas também um modo de não atrapalhar a rotina da casa.

Escolhendo o local perfeito

Se pararmos para pensar, não é à toa que existem edificações residenciais e edificações comerciais, cujas diferenças costumam ser gritantes.

Além disso, como nem toda casa tem uma edícula vazia só esperando alguém precisar do trabalho doméstico, também assim raramente um apartamento vai ter espaço para um escritório ou uma biblioteca esperando para ser adaptada.

Dessa forma, é fundamental escolher um canto perfeito antes de começar a montar seu mini escritório. Lembrando que os móveis e acessórios que poderão ajudar na sua estação de trabalho são muitos, entre eles:

  • Mesa para o computador;
  • Cadeira ou poltrona confortável;
  • Prateleiras e organizadores;
  • Luminárias e outras fonte de luz;
  • Estantes, armários e nichos.

Sobre o cantinho perfeito, todo mundo sabe que a cozinha e o banheiro não são aconselháveis. Mas há soluções disruptivas que muita gente não imagina.

Dois exemplos são o hall ou corredor que leva para os quartos, e a varanda ou sacada, que pode ser adaptada como costuma ser com as varandas gourmets.

Como usar o hall e a varanda?

Geralmente nós descartamos o corredor ou hall que leva da sala para os quartos. Afinal, trata-se de uma passagem, podendo atrapalhar outros e desconcentrar o profissional, mesmo se tratando de um apartamento (ou justamente por isso).

Contudo, saiba que é possível criar uma espécie de nicho ali, daqueles que funcionam mais ou mesmo como “monta e desmonta”, só que sem o desconforto de ter que realmente ficar montando e desmontando a estação de trabalho diariamente.

O que você pode fazer é usar um armário com porta, assim como o monitor, o teclado e os demais equipamentos serão guardados ali. Depois, aplique ainda um papel de parede ou papel para modelagem a fim de disfarçar o móvel.

Outro exemplo que poucos levam em conta é o da varanda de tipo gourmet, que depois de uma cortina de vidro, pode se tornar um ambiente perfeito.

Aliás, se tratando de um apartamento, isso faz ainda mais sentido ainda. Com uma adaptação simples, você evita que a chuva ou frio atrapalhem, e ganha todo um espaço só para você.

Outra vantagem da varanda é que você acaba trabalhando sob influência do ambiente externo, o que desestressa e ajuda o corpo a cumprir horários. Por exemplo, você não troca o dia pela noite.

Usando a sala de estar

Além de alternativas criativas como as que vimos acima, também é possível utilizar a própria sala de estar, embora isso possa demandar algumas ressalvas importantes.

A primeira de todas é que, com certeza, você não vai querer analisar a rotina do espaço só depois de concluir a instalação da sua estação de trabalho ali.

Se o seu cônjuge trabalha fora, instalando tacógrafo digital (um dispositivo veicular utilizado por empresas), então o espaço será somente seu, facilitando o home office.

Contudo, se você vai dividir o local com outra pessoa que também faz trabalho doméstico, ou até mesmo com crianças em algum horário do dia, considere que a sala de estar pode se tornar um local pouco estratégico.

Por dentro do dormitório

Na nossa lista de móveis e acessórios que podem ajudar na sua estação de trabalho nós colocamos as luminárias e “outras fontes de luz”, pois isso é um ponto fundamental.

Embora não seja importante tratar dele ao falar da varanda ou da sala de estar, que já são cômodos ou espaços bem iluminados por natureza, é preciso tocar nesse ponto ao falar dos dormitórios, que são áreas geralmente mais escuras.

Aqui a estação pode ser adaptada em uma estante, penteadeira ou mesmo dentro do guarda-roupa, só o que você precisa é que ela fique perto da janela. Assim, você consegue desfrutar da luz natural e até manter o espaço arejado durante o dia.

Por fim, também é bacana falar sobre os móveis planejados, como estantes mais altas nas laterais e mesas que não ocupam muito espaço. Ao contrário do que pensam alguns, isso pode acabar se mostrando um excelente custo-benefício.

Conclusão

O home office pode ser praticado por trabalhos exclusivamente internos, ou mistos, como quem faz abertura de empresa em São Paulo, que só às vezes precisa visitar um cartório ou órgão do governo, podendo tocar o restante do trabalho em casa.

Seja qual for o caso, montar um mini escritório em um apartamento pode ser um dos passos mais importantes para que esse esforço dê certo, sobretudo no médio e longo prazo.

Com as dicas que trouxemos acima, vai ficar bem mais fácil você encontrar o cômodo perfeito e fazer todas as instalações da melhor maneira possível.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *