5 ideias sustentáveis para condomínios: Coloque em prática!

Hoje em dia há muito material na internet para conscientização de hábitos mais sustentáveis em casa, na empresa e até para motoristas com seus carros. No entanto, se você mora em um condomínio, saiba que há práticas sustentáveis que você pode adotar.

A instalação de energia solar em casa não é apenas para residências e empresas. É possível obter energia elétrica a partir do sol em um condomínio inteiro ou apenas em um apartamento. Ou seja, é uma opção viável para qualquer tipo de moradia.

No entanto, se o custo de implementar energia solar em seu apartamento for muito caro para você, saiba que existem hábitos que você pode adotar em seu cotidiano no condomínio para causar menos danos ao meio ambiente. Descubra 5 ideias sustentáveis para condomínio.

1 – Tenha ideias

O primeiro passo é ter ideias ou pesquisar na internet hábitos que todos os moradores podem colocar em prática. É hora de pensar em como agregar uma rotina sustentável para seu condomínio. Vale a pena também pedir ideias de outros moradores. Com esse processo, muitas ideias boas vão aparecer.

2 – Compartilhe as ideias

Depois que você já tiver um apanhado de ideias viáveis para começar a adotar para um condomínio sustentável, é hora de conversar diretamente com seus vizinhos e o síndico formalmente. É hora de ouvir a opinião deles sobre as mudanças.

Vale colocar cartazes pelo condomínio e realizar reuniões para mostrar a importância da mudança de hábitos e discutir idealizações em conjunto.

3 – Seja democrático

Na hora de expor as ideias em uma reunião ou mais, é hora de lembrar que nem todos os moradores vão concordar. É possível também que surjam ideias melhores e mais sustentáveis do que as apresentadas por você.

Pode ser que alguns vizinhos demonstrem oposição aos novos hábitos. No entanto, se apenas uma parcela de moradores aderir às novas práticas, já é um sucesso. No entanto, é importante que as mudanças não incomodem as pessoas que não concordaram.

Depois de um tempo, é possível que os outros moradores mudem de ideia, depois de ver as práticas sustentáveis no condomínio serem realizadas. Dessa forma, é possível que mais pessoas comecem a participar.

4 – Pratique compostagem

Uma ideia simples e que funciona em um condomínio é aderir à compostagem. Isso significa transformar restos de alimentos em composto e húmus. Isso reduz o volume de lixo em aterros sanitários e lixões, além de evitar a emissão de gases tóxicos que aumentam o efeito estufa.

Isso pode ser aplicado com a instalação de composteiras no condomínio. Desse modo, os moradores poderão colocar resíduos orgânicos em locais apropriados e contribuir para a manutenção do composto.

5 – Plante alimentos de forma orgânica

Ter e cuidar de uma horta comunitária no condomínio só traz benefícios para o meio ambiente. Além disso, vocês terão alimentos frescos e saborosos, sem substâncias nocivas aplicadas na agricultura convencional.

Além disso, é uma maneira de diminuir a emissão de gases tóxicos responsáveis pelo efeito estufa e evitar alguns gastos no supermercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *