Confira 4 dicas para cuidar do seu jardim morando em apartamento

Cuidar de um jardim pode ser muito tranquilizante. Você se afasta das preocupações do cotidiano, como contas para pagar e outras obrigações e consegue encontrar um refúgio em sua própria casa, para relaxar e recarregar as energias.

Não se preocupe, não é necessário contratar um profissional para ter um pequeno jardim em casa. Você também não terá um custo alto. Confira esse post para entender como cuidar de um jardim em sua residência.

1. Cuide do gramado

A melhor opção para cuidar do seu gramado, é manter ele sempre limpo e saudável, utilizar um bom produto como “fertilizante NPK” pode ajudar a manter seu gramado sempre bonito. Na internet com o intuito de cuidar muito bem do seu jardim. No entanto, primeiro entenda se é o melhor fertilizante para seu gramado.

Um gramado precisa ser bem aparado e ficar livre das ervas daninhas. Um gramado é uma boa opção para deixar o piso de seu jardim mais verde e tranquilizante.

No entanto, saiba que não é necessário recolher a grama seca. Você pode apenas varrer para os cantos próximos para servir de adubo. Em áreas que a grama foi retirada, coloque uma lona e cubra com pedriscos. Isso vai reduzir o trabalho com o gramado, além de dar um toque de paisagismo ao seu jardim.

2. Melhore a qualidade do solo

Antes de plantar qualquer espécie, o ideal é mexer na terra para deixá-la fofa e aerada. Coloque adubos orgânicos propícios para a grama e as espécies de plantas que você vai plantar. Existem também substratos para ajudar o crescimento dos vegetais. Uma planta bem nutrida vai crescer com mais facilidade e força, sem danos de pragas e outras doenças.

O jardim precisa ser adubado a cada três meses. No entanto, as plantas que dão flores precisam receber adubo a cada mês. Mesmo que sua escolha seja fertilizante pulverizado, é importante remexer a terra depois de um período. Faça isso quando perceber que o solo está muito compacto.

3. Retira as ervas daninhas

As ervas daninhas roubam nutrientes do solo e prejudicam as plantas de seu jardim. Além disso, elas dão um aspecto ruim ao jardim. Para não passar muito tempo retirando ervas daninhas, diminuía o espaço em que elas podem se desenvolver. Você pode cobrir a terra com lona, deixando apenas buracos para as plantas.

Isso diminui o risco de ervas daninhas aparecerem e mantém a temperatura e umidade do solo. Para deixar seu jardim ainda mais bonito, cubra a lona com pedriscos e cascas de pinheiro. Esses produtos são encontrados de forma fácil em floriculturas ou casas de jardinagem.

4. Regue sempre o seu jardim  

Regar sempre seu jardim é importante para que as plantas tenham um bom desenvolvimento ao crescer, claro, sempre leve em consideração a economia de água, sempre observe também se seu jardim não possui algum tipo de poça de água pois isso pode indicar um vazamento. As sementes precisam ser regadas todos os dias. É recomendado regar no período da manhã ou no fim da tarde.

Nunca regue quando o sol estiver incidindo sobre as plantas, já que isso queima as folhas e pode até matá-las. Não encharque o solo, já que as raízes podem apodrecer.

Regue apenas para deixar o solo úmido. Para saber a necessidade de regar, coloque o dedo na terra. Se ela estiver seca, é hora de regar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *