Saiba como utilizar o ar-condicionado com segurança em seu apartamento

O verão de 2022 só vai terminar no final de março. Por causa disso, o uso do ar-condicionado em empresas, estabelecimentos e até em apartamentos é elevado. Nesse período, as vendas de ar-condicionado também aumentam.

Na primeira quinzena de 2019, as buscas por ar-condicionado aumentaram em 391% quando comparado ao mesmo período de 2018. Além de comprar e instalar um ar-condicionado em seu apartamento, você precisa realizar uma análise de alguns pontos, principalmente com relação à segurança.

Depois da instalação, você precisa de um laudo ART ar condicionado. Esse documento faz a constatação de que a instalação de um ar-condicionado foi realizada de maneira apropriada. Depois da instalação, o responsável pelo ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) também pode orientar quanto às melhorias que podem ser realizadas para aumentar a performance do aparelho.

Mesmo antes da instalação, é preciso contratar um profissional qualificado para realizar esse procedimento. Um engenheiro mecânico é o especialista mais indicado.

Depois de ter comprado e instalado o ar-condicionado corretamente, contrate uma empresa especializada para conseguir um ART dele. Além disso, tome alguns cuidados para usá-lo com segurança em seu apartamento.

1. Fique de olho na necessidade de manutenção

A manutenção do ar-condicionado do seu apartamento deve ser realizada a cada 6 meses, ou seja, duas vezes ao ano. Ela é importante para garantir mais vida útil ao aparelho e também para que ele não cause danos para a saúde dos moradores.

Uma manutenção bem realizada pode reduzir o consumo de energia elétrica pelo ar-condicionado, além de melhorar a qualidade do ar e melhorar a performance do aparelho.

Você pode descobrir quando realizar a limpeza do aparelho no próprio manual. Alguns especialistas orientam que a limpeza deve ser realizada por um profissional a cada seis meses. E quem não quer um ar condicionado para saber onde passa the big theory, não é mesmo?

2. Existe uma temperatura correta para cada clima

Em dias de temperatura mais alta, como no verão, o ar-condicionado deve ficar entre 22ºC e 24ºC.  Reduzir a temperatura do ar-condicionado bruscamente não irá esfriar um espaço de forma mais rápida. Por isso, essas são as temperaturas indicadas.

Já em temperaturas mais geladas, como no inverno, você deve deixar o ar-condicionado entre 21ºC a 24ºC no sistema de aquecimento. A maioria das pessoas fica confortável com essas temperaturas.

3. Feche janelas e portas

Quando você ligar o ar-condicionado, o recomendado é fechar janelas e portas. Isso porque deixar tudo aberto com o equipamento funcionando pode gerar consequências, como prejudicar a eficácia do ar-condicionado e mais gasto de energia elétrica.

4. Não deixe o sol sobre o ar-condicionado

A incidência de raios solares no ar-condicionado pode afetar seu funcionamento. Quanto maior a incidência do sol no aparelho, mais tempo ele levará para esfriar. Caso o sol bata no ar-condicionado em seu apartamento, feche cortinas e persianas.

É necessário instalar o equipamento em um local de sombra. Tudo para não exigir muito do ar-condicionado e também não diminuir sua vida útil. Isso também faz com que o aparelho gaste menos energia. Portanto, quanto menos sol bater no ar-condicionado, melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *