Aumentar a privacidade de quem mora em apartamento

Você mudou para um apartamento e deseja ter mais privacidade? Veja algumas dicas simples para fazer isso e para deixar o seu lar ainda mais estiloso!

Quando alguém sai da casa dos pais ou adquire um imóvel próprio, uma das maiores prioridades é ter privacidade. Esse fator é essencial para organizar a própria rotina, bem como contribui para manter a saúde mental.

No nosso lar, cada pessoa deve se sentir à vontade para fazer o que quiser, no momento e do jeito que preferir, porém, dependendo do tamanho do imóvel (principalmente apartamento), isso pode se tornar um pouco mais desafiador.

Você mora em apartamento, mas, às vezes, tem dificuldades em manter a privacidade, já que possui vizinhos muito próximos à sua janela? Veja algumas dicas básicas, como colocar boas cortinas!

Cortinas

Que tal colocar boas cortinas nos cômodos da sua casa — especialmente no(s) quarto(s) e na sala? Esse é um jeito simples de ter mais privacidade e de, ainda, turbinar a decoração da sua casa!

Cortinas costumam dar um ar mais delicado aos cômodos em que são colocadas e confeccionadas com tecido. Elas também costumam ser instaladas em um varão para haver movimentação horizontal.

Além de dar um ar delicado ao ambiente, elas são mais visualmente e termicamente mais aconchegantes do que as persianas. Além disso, acumulam menos sujeira e podem ser encontradas em uma grande variedade de cores, de modelos, de tecidos e de padronagens — o que pode deixar a sua casa ainda mais estilosa! 

Lembre-se de harmonizar a cortina com a decoração da sua casa, deixando os espaços mais aconchegantes e modernos. Ademais, as cortinas reduzem a incidência de calor no cômodo e controlam melhor a entrada de luz.

Plantas

Outra dica simples e importante para aumentar a privacidade do seu apartamento é apostar em plantas. Especialmente nas janelas e nas varandas, elas deixam o interior da casa mais escondido e são uma ótima fonte de oxigenação.

É possível apostar em cercas vivas com espécies de bambu (especialmente para quem tem varanda), floreiras, cercas vivas de flores coloridas e plantas de folhagem abundante em vasos. Plantas também trazem mais tranquilidade para a casa e deixam a decoração ainda mais estilosa — principalmente para quem gosta de um estilo rústico!

Tapar a janela e isolar o som

Esse é um jeito simples de obter privacidade. A maior dica para conseguir fazer isso é usar cortinas blackout (específicas para impedir a passagem de luz solar e para, assim, manter o conforto térmico). Há quem prefira apostas em janelas com vidro fumê.

Não há nada que incomode mais do que barulhos — especialmente vindos da casa de vizinhos. Por isso, especialmente para quem toca instrumentos musicais, é importante buscar isolar alguns cômodos acusticamente — especialmente o quarto e a sala de estar.

Cobogós

Espécie de “parede vazada”, essas peças permitem maior entrada de luz natural e ventilação, um jeito simples de aumentar a privacidade de algum cômodo e de, ainda, reformar a decoração, se tiver algum tipo de vazamento de água em São Paulo no local, entre em contato com uma empresa especialista.

Hoje, é possível encontrar cobogós nas mais diversas cores e nos mais variados materiais, como concreto, vidro, mármore, dentre outros exemplos. Quando aparece em vidro, promove uma interação ainda maior entre dois cômodos da casa, sem abafar e sem escurecê-los.

Insufilm

Todo mundo sabe que colocar insulfilm nos vidros do carro confere maior liberdade e privacidade. Contudo, essa ideia ainda parece estranha para muita gente quando, em vez do carro, fala-se de um apartamento.

Para esse contexto, o insulfilm a ser utilizado é o do tipo arquitetônico, que pode ser utilizado em qualquer superfície de vidro, podendo ser transparente e não provocando modificações no vidro. É possível combinar o insulfilm com películas fumê. Algumas delas ainda permitem que quem está fora do imóvel seja visto por quem está dentro dele, mas não o trajeto contrário (observadores internos sendo observados por gente que está fora do imóvel).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *