Dicas para uma boa convivência em condomínio
Cuidado com ruídos, atenção nos ambientes compartilhados e respeito as regras são alguns dos princípios da boa convivência
O crescimento populacional e a economia fizeram com que se tornasse cada vez mais comum morar em apartamentos, principalmente nos grandes centros urbanos. A segurança, a infraestrutura e o custo-benefício são algumas das vantagens que atraem os moradores para condomínios, entretanto, também existem regras e obrigações.
Barulho excessivo, grande rotatividade de convidados, desrespeito às regras e uso inadequado dos ambientes compartilhados são alguns dos principais fatores que podem gerar desavenças e até mesmo penalidades, como multas. Para a boa convivência, é possível seguir algumas dicas, como as listadas abaixo:
Dica 1: leia com atenção as regras
Cada condomínio possui suas regras específicas, que devem ser apresentadas ao morador no momento da sua chegada. Portanto, é importante ler atentamente cada uma delas e esclarecer as dúvidas que surgirem junto a um funcionário.
Assim, é possível evitar situações desconfortáveis por puro desconhecimento das normas. Se possível, também peça uma cópia, assim, você pode consultar sempre que for necessário.
Dica 2: os pets também têm regras
Eles fazem parte da família e também possuem regras a seguir! Para quem tem pets, o primeiro passo é se certificar de que o condomínio aceita animais. Dado o aval, é importante se informar sobre as regras de circulação em ambientes compartilhados e ficar atento ao barulho.
Caso aconteça alguma situação diferente com o seu pet que possa atingir outros moradores, a dica é seguir a melhor opção: o diálogo!
Dica 3: trate outras pessoas como gostaria de ser tratado
Essa dica vale para moradores e funcionários: trate o próximo como gostaria de ser tratado! Desejar bom dia, segurar a porta do elevador quando outra pessoa se aproxima, prezar pelos espaços compartilhados… todas essas ações demonstram respeito e contribuem para uma boa convivência com as pessoas que moram e trabalham no condomínio.
Dica 4: cuidado com os barulhos
A proximidade entre um apartamento e outro permite que os vizinhos escutem barulhos mais altos como músicas, conversas entre grandes grupos e televisões em alto volume. A regra que conta é sempre o bom-senso e o respeito ao horário.
Na parte da noite ou da manhã, evite ligar eletrônicos com o som alto e recorra ao fone de ouvido. As reuniões entre amigos também não precisam acabar, basta manter o bom-senso e recorrer a espaços maiores como a área de lazer ou a churrasqueira, onde é possível ter momentos mais descontraídos.
Dica 5: respeite as vagas da garagem
É comum que condomínios estabeleçam uma vaga fixa para cada morador. Seguir essa orientação é primordial para evitar conflitos e manter a boa convivência, afinal, quando você para em uma vaga diferente da sua, está usando o espaço de alguém.
Portanto, respeite o espaço delimitado. Caso deseje mudar de vaga, é possível conversar com o responsável do prédio e avaliar uma solução viável para todos os envolvidos.
Dica 6: conheça a rotina do lixo
As lixeiras do condomínio são compartilhadas entre os moradores e, por muitas vezes, ficam próximas à entrada. Portanto, é importante descer o lixo nos dias indicados para a coleta, evitando o acúmulo e o mau cheiro que prejudica todas as pessoas que moram no prédio, inclusive você.
Dica 7: cuidado com os espaços de lazer
Os espaços de lazer como a área da churrasqueira, a academia e a piscina tem suas regras próprias. Certifique-se de que você está cumprindo o horário e reservando os espaços que demandam reserva. Assim, todo mundo se diverte.
Dica 8: mantenha o diálogo sempre
Se você acredita que desrespeitou ou pode desrespeitar uma regra por um motivo que foge ao seu controle, comunique os vizinhos e o responsável pelo prédio. No final do dia, o diálogo é sempre o melhor meio de tornar o condomínio um lar para todos os moradores.