Entenda como preservar sua privacidade morando em apartamento

Objetos e ideias de decoração para quem busca mais privacidade no apartamento

Para quem nunca morou em um apartamento, a experiência de estar tão próximo dos vizinhos pode ser desafiadora. A privacidade é uma necessidade básica para a maioria das pessoas e, por isso, quando você vai alugar um apartamento, é recomendado dedicar uma atenção especial ao assunto.

Hoje, principalmente em grandes cidades, a elevada densidade populacional e a proximidade entre os prédios faz com que os moradores de apartamentos tenham uma visão quase irrestrita dos apartamentos vizinhos. 

A boa notícia é que é possível ter privacidade sem abrir mão de boas escolhas de decoração. Além das tradicionais cortinas e persianas, há uma série de outras soluções que podem ser utilizadas para proteger a sua vida particular dos olhos dos vizinhos. 

Cortinas e persianas

Uma das primeiras ideias de decoração que vem à mente quando se fala em privacidade em um apartamento é a instalação de cortinas e persianas.

Sem dúvida, elas cumprem muito bem com a função de proteger visualmente a parte interna da casa. Somado a isso, elas trazem conforto térmico e aconchego para o ambiente.

A dica para quem está pensando em colocar persianas ou cortinas em casa é buscar opções de produtos que “conversem” com a decoração. De forma geral, as cortinas trazem um conceito mais clássico para o ambiente, enquanto as persianas são opções mais modernas. 

O tipo de tecido também é outro aspecto importante que precisa ser avaliado com atenção. Nas persianas, os tecidos mais utilizados são o blackout, veludo, voil, seda e screen. Já nas cortinas, os tecidos mais comuns incluem voil, oxford, renda, blackout, linho e jacquard.

Toldos

Os toldos são acessórios indicados para áreas externas de apartamentos. Além de proteger do sol e da chuva, eles são itens para quem deseja ter mais privacidade.

O uso de toldo em áreas externas de apartamentos deve ser avaliado de acordo com as particularidades de cada espaço. O proprietário do imóvel precisa ter cautela na instalação, já que o objeto não pode modificar a fachada do prédio.

Em caso de dúvidas, a dica é conversar com o síndico e avaliar a viabilidade de instalação do toldo. Não compre o objeto sem antes verificar as regras do seu condomínio e a viabilidade de instalação. 

Jardins verticais

Super em alta nos projetos de decoração, os jardins verticais trazem personalidade e um ar de aconchego para os ambientes.

Eles podem ser instalados tanto na parte interna do apartamento quanto nas varandas. Os jardins são versáteis e podem ser adaptados a diferentes estilos, com a colocação de vasos e cestos. 

Outra característica interessante é que o morador pode combinar o uso de plantas artificiais e plantas naturais. Portanto, para quem gosta de cuidar de plantas, o jardim vertical é uma escolha perfeita.

A posição na qual o jardim será instalado poderá ser pensada com o propósito de aumentar a privacidade dentro do apartamento. Nesse caso, é necessário avaliar as particularidades de cada ambiente e as possibilidades de planejamento da estrutura. 

Cobogós

O cobogó é uma espécie de parede com detalhes vazados em sua estrutura. Além de ser um objeto de composição de decoração, ele favorece a entrada de luminosidade e ventilação para um ambiente com a possibilidade de garantir um certo grau de privacidade.

Os cobogós podem ser feitos de diversos materiais: cimento, barro, mármore, cerâmica, vidro e até madeira. 

Biombos

Os biombos são móveis que podem ser transportados de um lugar para o outro com certa facilidade. São itens com características bem particulares e que tem como principal função garantir mais privacidade em um ambiente.

Um dos diferenciais do biombo é que ele não atrapalha a iluminação e atende a diferentes gostos e estilos. Além dos modelos clássicos, você vai encontrar no mercado modelos em diferentes materiais e formatos. 

Ao escolher os objetos, não se esqueça de avaliar o estilo da sua decoração e as demais funcionalidades oferecidas. No caso das persianas e cortinas, por exemplo, o tipo de tecido pode fazer toda a diferença no conforto térmico do seu apartamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *