Identifique os melhores pedreiros

Quando você está para começar uma reforma em sua casa, qual é a primeira coisa que deve fazer? Se disse encontrar um ótimo pedreiro, acertou. Contratar um profissional de qualidade fará toda diferença no desfecho de sua obra. 

Todos conhecem algum profissional, só de nome ou apelido, que começou uma reforma na casa de um parente ou que é o faz-tudo que algum amigo sempre recorre. Embora esses profissionais possam oferecer uma opção mais em conta, nem sempre isso será vantajoso. 

Se você resolveu investir em ótimos materiais e espera um bom acabamento para sua reforma, a hora de economizar não deverá ser na escolha do profissional que fará uso dos produtos que você escolheu tão cuidadosamente para reforma de loja

No entanto, às vezes, pode ser difícil realmente saber quem contratar para realizar o serviço. Por isso, neste texto, traremos algumas dicas de como buscar ótimos profissionais e o que esperar quando começar sua reforma. 

Importância de escolher um bom profissional

Quando decidimos fazer uma reforma em nossa casa, imaginamos o efeito desejado e começamos a sonhar. Mentalmente, já pintamos paredes, derrubamos paredes e colocamos aquele piso que sempre fez o coração bater mais forte. 

Entre esse sonho e a realidade, porém, está a busca pelo profissional que fará o serviço da melhor forma e que materializará essa expectativa. O caso é que, por mais que haja confiança em um profissional, deve-se ter certeza de que ele é especializado. 

Afinal, para escolher um pedreiro que realizará a impermeabilização de paredes, é fundamental ter acesso a outros trabalhos do profissional, avaliações e opiniões de outros clientes para saber se é um serviço confiável. 

Um erro em um momento anterior a pintura e acabamento, poderá colocar tudo a perder em pouco tempo de uso, quando vier a primeira chuva, por exemplo, e você perceber que o simpático profissional indicado por um vizinho não sabia realmente como fazer o serviço.

Por isso, é importante escolher algum profissional que você possa ter garantias de que tem experiência e que realmente seja especializado em construção civil. 

Por mais que algum conhecido fale que o indicado “leva jeito” para a tarefa, é importante ter um verdadeiro mestre neste momento. 

O barato pode sair caro 

O velho ditado que diz que quando optamos por uma solução menos custosa, é possível que tenhamos mais gastos em outros momentos é mais verdadeiro ainda quando falamos em reforma. 

Um profissional que não saiba como fazer a tarefa fará com que haja perda de tempo e, mais importante, perda de dinheiro, tanto com o pagamento quanto com o material que não será bem utilizado. 

No ramo de obras, é muito fácil que uma ideia simples se torne uma reforma muito maior por imperícia do profissional. 

Imagine, se há contratação de um “curioso” para instalar um exaustor de ar e, no processo, ele realiza um furo na parede e encontra um cano, é um exemplo claro disso.

Um mau profissional pode ser até mesmo uma escolha perigosa, para além de custosa, porque se um pedreiro que não tem muita expertise se dedica a realizar uma obra de uma laje, por exemplo, e esta não fica firme, pode colocar sua família em risco. 

Além disso, escolher um profissional pouco capacitado para realizar, por exemplo, troca de bomba de piscina pode estragar todo o aparelho, tornando o serviço muito mais caro do que se fosse contratado alguém mais habilitado. 

Portanto, é claro que o pedreiro deverá estar dentro do orçamento esperado para a reforma e que não se deve buscar alternativas que estejam além das possibilidades financeiras, porém escolher apenas com base no valor pode não se mostrar uma decisão acertada. 

Procure especialistas

Cada passo de uma reforma é único e deve ter um profissional que realmente entenda do tema para fazer o serviço. Afinal, um encanador certificado pode ser muito bom para individualização da agua em condominio, mas não será para instalar uma janela. 

Por isso, é importante buscar especialistas em cada uma das áreas que serão necessárias para a obra e para os acabamentos finais. Muitas pessoas pensam que essa alternativa é mais custosa e, à primeira vista, pode parecer mesmo. 

No entanto, o prejuízo de se optar por um profissional pouco qualificado será maior, tanto em termos de material perdido, resultado que fique aquém do desejado e até mesmo questões de segurança e bem-estar. 

Portanto, quando se fala em reforma, deve-se buscar o melhor que estiver dentro do orçamento, havendo até a possibilidade de buscar descontos ou pagamento facilitado para que se possa contratar um bom e adequado pedreiro ou empresa

Além disso, ao investir mais em pessoas especializadas, há possibilidade de que a empresa ofereça garantia e todo suporte caso haja algum problema a ser corrigido ou defeito no serviço que acabe sendo percebido depois. 

Para encontrar especialistas, tente verificar se a empresa ou o pedreiro tem site ou página em redes sociais, para que se possa verificar os trabalhos anteriores do profissional e eventuais comentários elogiosos, garantindo que é uma boa escolha. 

Afinal, poucas coisas darão mais segurança quando você busca polimento de pisos que ver diversas fotos de lindas salas com piso polido e bem cuidado, em serviços anteriores realizados pela empresa. 

Características de um bom profissional

Para encontrar um bom profissional, é necessário garantir que ele tenha experiência no trabalho que deverá ser realizado. Pode ser interessante que o pedreiro tenha algum curso ou formação.

Muitos ofícios podem ser aprendidos em detalhes e com qualidade apenas por experiência de trabalho junto a um outro profissional que ensine, mas, nesse caso, é importante entrar em contato com outras pessoas que possam avaliar. 

Ainda, pode ser uma boa alternativa pedir ao profissional que forneça fotos de serviços anteriores, garantindo que tenham realmente sido realizados por ele, não apenas fotos retiradas de outra fonte. 

Se um profissional se apresenta como especializado em pintura de fachadas, pode ser interessante realizar questionamentos acerca do material que costuma usar, bem como se tem indicações de andaimes ou caçambas, para certificar de que costuma fazer o serviço. 

Além disso, é imprescindível que seja feito um contrato, com todos os dados do profissional ou da empresa, contendo cópias dos documentos e comprovante de endereço, uma vez que infelizmente muitos profissionais não são honestos. 

Quando um caso junto a um profissional sem honestidade acontece, é possível que pegue o sinal e não apareça para realizar o serviço, por isso é tão importante que haja um contrato garantindo prazo, determinando quem ficará responsável pelo material e como será o serviço. 

Para moradores de prédios e condomínios, isso é especialmente necessário, porque alguns lugares costumam exigir que seja informado alguma numeração de documento, nome e outros dados pessoais para que haja a liberação do profissional na portaria. 

Uma vez contratado, um bom profissional:

  • Usa material sem desperdício;
  • Cumpre prazos;
  • Cumpre horários estabelecidos;
  • Preocupa-se com a limpeza no serviço;
  • É aberto a críticas e sugestões;
  • Está disposto a refazer até o melhor resultado;
  • Trata com respeito e gentileza.

Todas essas informações são extremamente relevantes no momento de contratar um profissional, porque isso garantirá que não haja nenhuma queixa após o final do serviço, que já costuma ser estressante. 

Um bom profissional, além de ser especialista no que se propõe a fazer, deverá fazer bom uso do material, ser diligente com horários e prazos estabelecidos junto a seu cliente, bem como estará disposto a receber sugestões e críticas do seu trabalho. 

Outro aspecto muito importante é que o profissional mantenha o ambiente limpo e organizado, afinal, já existem serviços de limpeza pós-obra, mas ninguém quer ter o trabalho de tirar tinta de um chão, antes limpo, porque houve descuido do pedreiro. 

O bom profissional conhecerá os melhores fornecedores para que o material seja escolhido em lugares com preço mais adequado, para que haja economia. Se um profissional qualificado indicar uma fabrica de portas em aluminio, provavelmente será a melhor opção. 

Deve-se ter em mente que tudo que é esperado de um bom profissional que trabalha de forma individual também pode ser estendido para quando falamos em uma empresa. Assim, pode trazer mais segurança tratar com uma firma do que com um profissional autônomo. 

Considerações finais

Escolher um profissional que tenha todos os requisitos necessários para realizar uma boa reforma é a melhor decisão que poderá ser tomada em relação à obra que você realizará na sua casa.

Não somente é a decisão mais acertada em termos financeiros, ainda que seja a opção mais cara no curto prazo, mas também será a alternativa mais correta para que o serviço seja bem executado e o material não seja desperdiçado. 

Encontrar um pedreiro de confiança será a melhor iniciativa e é interessante, caso goste do serviço, que mantenha o contato para quaisquer outras reformas ou, até mesmo, para indicar para amigos que também estejam procurando os melhores profissionais. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *