Moradores de condomínio apontam segurança como uma das principais vantagens, mostra pesquisa
A segurança oferecida por sistemas tecnológicos avançados tornou-se ponto-chave para a satisfação dos condôminos
Os condomínios fechados se tornaram espaços mais comuns no dia a dia dos brasileiros. Uma pesquisa feita pelo Fala Brasil e divulgada neste ano revelou dados interessantes sobre as pessoas que moram nesses locais. Segundo o levantamento, dois de cada dez brasileiros residem nesse tipo de espaço, e quem mora em condomínio está muito satisfeito com a escolha, já que 85% se dizem satisfeitos em morar em um condomínio.
Estrutura, comodidade e portaria com sistema de controle de acesso são algumas das vantagens que os condomínios oferecem. Porém, a principal delas seria a segurança, segundo 69% dos entrevistados, que apontaram esse fator como o principal benefício de morar em um condomínio. Por outro lado, a principal queixa desses moradores é a convivência com os vizinhos, tida como a maior dificuldade para 21% dos entrevistados.
Inclusive, a segurança de pessoas e patrimônios em condomínios tem se aprimorado nos últimos anos. Hoje, existem serviços mais completos e especializados nessa área, capazes de entregar soluções que atendam às características de cada condomínio. Afinal, cada um deles é único, havendo diferenças quanto a área, localização, número de condôminos, natureza (residencial, comercial ou híbrido), fluxo de pessoas, formato (apartamento ou casas), entre outras características.
Um dos destaques desse segmento é a portaria remota, que se tornou realidade em muitos condomínios. Ela opera de forma similar à portaria tradicional, mas seu funcionamento é feito a partir de uma central de monitoramento 24 horas, conectada diretamente ao condomínio. Com isso, o sistema oferece controle prático, ágil e confiável sobre a entrada e saída de pessoas. Os moradores podem consultar e visualizar as câmeras do condomínio por meio de um aplicativo no celular, além de enviar mensagens e aproveitar outras facilidades.
Outra inovação que tem ganhado mais espaço é o reconhecimento facial, tecnologia que também é utilizada por empresas que realizam o serviço de portaria remota. Com equipamentos de ponta, é possível fazer a leitura facial, permitindo a entrada ou bloqueio de pessoas de forma automática. Isso garante mais segurança no controle de acesso e na proteção de áreas restritas de um condomínio.
Outras vantagens
Além da segurança, pode-se citar outras vantagens em morar em condomínios. Um desses pontos é referente à estrutura de lazer. Além de oferecer moradias com qualidade, esses empreendimentos também contam com estrutura para diversão e lazer, o que envolve espaços como sauna, quadras poliesportivas, academias de ginástica e piscinas.
O intuito é agradar e atender todos os tipos de pessoas, desde crianças e pessoas solteiras até idosos e famílias. Assim, a possibilidade de ter espaços desse tipo sem precisar se deslocar afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores. Por exemplo, não é preciso gastar mais tempo indo para uma academia ou levar os filhos na aula de natação. Passar menos no trânsito significa mais tempo para se dedicar a si e à família, ganhando um tempo precioso para fazer o que gosta.
Outro ponto, relacionado ao item acima, é a economia que isso representa para o bolso. Não ter que se deslocar significa menos gastos com transporte público, gasolina ou aplicativos de viagem, por exemplo. Outro ponto é que a própria manutenção das áreas comuns não pesa no bolso, já que esse é um gasto dividido por todos e, por serem muitas pessoas, acaba ficando bem em conta, apresentando um ótimo custo-benefício.
Até mesmo a privacidade é beneficiada por essa escolha. Quem já morou em casa sabe que não é legal quando chega uma visita inesperada ou pessoas batem à sua porta para falar sobre assuntos diversos. No condomínio, essas questões não existem mais. Com a portaria 24 horas, os visitantes sempre são anunciados, inclusive com a possibilidade de recusar a entrada de certas pessoas, ou seja, mais privacidade e segurança para os moradores.