Como elaborar um planejamento financeiro para sua empresa

Um plano financeiro é diferente de suas demonstrações financeiras.

Em vez de olhar o que já aconteceu, você faz projeções para os próximos meses, prevendo receitas e despesas. Suas projeções funcionarão como um sistema de alerta precoce, ajudando você a planejar quedas de fluxo de caixa, identificar necessidades de financiamento e apontar o melhor momento para projetos.

Revise seu plano estratégico


O planejamento financeiro deve começar com o plano estratégico da sua empresa. Você deve pensar sobre o que deseja realizar no início de um novo ano e se fazer uma série de perguntas:

  1. Eu preciso expandir?
  2. Eu preciso de mais equipamentos?
  3. Eu preciso contratar mais funcionários?
  4. Eu preciso de outros novos recursos?
  5. Como meu plano afetará meu fluxo de caixa?
  6. Vou precisar de financiamento? Se sim, quanto?
  7. Em seguida, determine o impacto financeiro nos próximos 12 meses, incluindo gastos em grandes projetos.

Desenvolver projeções financeiras

Crie projeções financeiras mensais registrando sua receita antecipada com base nas previsões de vendas e despesas antecipadas de mão de obra, suprimentos, despesas gerais, etc. (Empresas com fluxo de caixa muito apertado podem querer fazer projeções semanais.) Agora, conecte os custos dos projetos você identificou na etapa anterior.

Além disso, prepare uma declaração de receita projetada (lucros e perdas) e uma projeção de balanço. Pode ser útil incluir vários cenários provavelmente, otimista e pessimista em suas projeções para ajudá-lo a antecipar os impactos de cada um.

Pode ser uma boa ideia buscar o conselho de seu contador ao desenvolver suas projeções financeiras. Certifique-se de revisar o plano juntos, pois é você, e não seu contador, que buscará financiamento e que explicará o plano ao seu banqueiro e investidor.

Reganizar financiamento

Use suas projeções financeiras para determinar suas necessidades de financiamento. Aborde seus parceiros financeiros com antecedência para discutir suas opções. Projeções bem preparadas ajudarão a garantir aos banqueiros que sua gestão financeira é sólida.

Plano para contingências

O que você faria se suas finanças se deteriorassem repentinamente? É uma boa ideia ter fontes de dinheiro de emergência antes de precisar delas. As possibilidades incluem manter uma reserva de dinheiro ou muito espaço em sua linha de crédito.

Monitorar

Ao longo do ano, compare os resultados reais com suas projeções para ver se você está dentro da meta ou precisa fazer ajustes. O monitoramento ajuda a identificar problemas financeiros antes que eles saiam do controle.

Obtenha ajuda

Se você não tiver experiência, considere contratar um especialista para ajudá-lo a montar seu plano financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *