Saiba quais são os impostos mais cobrados em nosso país

Todos nós já sabemos que o Brasil é o país que mais cobra impostos no mundo inteiro, sejam impostos federais, estaduais ou municipais eles sempre são cobrados, de pessoas físicas ou jurídicas.

O Brasil é um dos países com a maior taxa tributária em todo o planeta, e 38% da economia do país está destinada ao pagamento de impostos, sendo que os principais são: IRPJ, ICMS, IPI, ICS e CSLL.

Residência

Uma pessoa física é considerada residente no Brasil quando possui um visto permanente ou temporário com vínculo empregatício. Uma pessoa física é residente sem contrato de trabalho quando fica no Brasil por mais de 183 dias em 12 meses.

irpj

Uma empresa estrangeira é residente se foi constituída no Brasil ou exerce atividade local.

Imposto de renda individual

O Brasil tem um sistema de tributação pessoal progressivo, segundo o qual as pessoas físicas são tributadas até no máximo 27,5% de sua renda.

O ano fiscal brasileiro começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. A alíquota é progressiva de 0% a 27,5% e dividida em três faixas. Essas faixas de tributação se aplicam aos valores da renda mensal, em uma base anual.

Taxas de previdência social

Doações, certas taxas escolares, despesas médicas, etc. (máximo de 20% da receita anual global).

irpj

Os autônomos podem deduzir despesas no cálculo de sua renda para fins fiscais.

Taxa corporativa

Em 1º de agosto de 2007, às autoridades fiscais emitiram instruções padrão para regulamentar o regime tributário simplificado (super simples) anunciado pelo governo brasileiro por meio da Lei Complementar nº 123/2006. A medida autoriza as empresas sob este regime, a pagar um único imposto no lugar dos seguintes impostos federais, estaduais e municipais:

  • IRPJ (imposto de renda pessoas jurídicas)
  • CSLL (contribuição social federal sobre o lucro líquido)
  • PIS e COFINS (contribuições federais incidentes sobre a receita)
  • IPI (imposto federal de consumo)
  • Impostos / contribuições federais sobre folha de pagamento
  • ICMS (impostos estaduais sobre bens e serviços)
  • ISS (imposto municipal sobre serviços).
  • A alíquota tributária aplicável variará de 4% a 17,42%, dependendo do tipo de atividade – indústria, comércio, serviços e assim por diante.

Esse novo regime tributário, que entrou em vigor em 1º de julho de 2007, difere dos métodos padrão de cálculo do imposto de renda pessoa jurídica. Normalmente, as empresas maiores podem optar pelo cálculo do imposto de renda pelo método do lucro real ou pelo método do lucro presumido.

Imposto sobre segurança Social

Empregador: 37,3% do salário bruto compreendendo 28,8% da previdência social e 8,5% para verbas rescisórias.

irpj

Empregado: 7,65% a 11% do salário bruto. O pagamento do empregado, que é limitado, é baseado em uma tabela de salários de contribuição, fornecida pelo governo.

Mais-valias fiscais

Ganhos de capital geralmente estão sujeitos a imposto de 15% (com exceções), e ganhos na venda de títulos em bolsa de valores públicos são tributados a 20%, para todos os residentes brasileiros. Os não residentes devem pagar 15% sobre os ganhos de capital relativos a imóveis no Brasil no momento em que o ganho é obtido.

Os muitos impostos contidos no território brasileiro o torna o país com maior número de impostos cobrados no mundo, e como vimos não são poucos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *